José Silvino Filho

José Silvino Filho

Consultor

Atuou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) por mais de 40 anos, iniciou sua carreira pública como Fiscal Federal Agropecuário em 1975 e aposentou-se como Advogado da União (AGU) e Consultor Jurídico do MAPA, após décadas de reconhecida contribuição para a Agricultura Nacional.

Foi responsável pela Consultoria Jurídica do MAPA de 1999 a 2015. Foi também Coordenador Jurídico-Institucional do Plano Diretor para a Reforma da Política Nacional de Defesa Agropecuária de 1996 a 1998.

Atividades internacionais: Foi membro das Delegações Brasileiras de 1998 a 2015, representando o governo brasileiro (MAPA) em fóruns internacionais relacionados a questões agrícolas, tais como:

Organização Mundial do Comércio (OMC); MERCOSUL; Organização para Alimentação e Agricultura (FAO); Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB); Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, Conselho de Saúde Vegetal do Cone Sul (COSAVE); Os Ministros da Agricultura do Conselho Agropecuário do Sul (CAS); Conselho Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP). Advogado há mais de 30 anos, especialista em Direito Administrativo / Regulatório e Legislação Agropecuária, bem como em Administração Pública.